Concurso AGU: edital é retificado pela primeira vez
O edital do concurso AGU teve pré-requisitos e carga horária do cargo de técnico em Comunicação Social alterados.
Autor:
Publicado em:15/10/2018 às 05:55
Atualizado em:15/10/2018 às 05:55
*Matéria atualizada em 12/11/2018, às 9h56.
O edital do concurso AGU foi retificado pela primeira vez nesta segunda-feira, 15 de outubro. De acordo com publicação no Diário Oficial da União, o pré-requisito e a carga horária do cargo de técnico em comunicação social foram alterados.
Atualização: Já a segunda retificação foi publicada no dia 12 de novembro, no Diário Oficial da União. O documento altera o conteúdo programático de Conhecimentos Específicos do cargo de contador. O item "princípios fundamentais de contabilidade (aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade, através da Resolução CFC nº 750/93 16 e Resolução CFC nº 774/94)" foi excluído do edital e não será mais exigido aos candidatos.
Veja a primeira retificação do concurso AGU:
Confira a segunda retificação
Para se candidatar às cinco vagas dessa carreira, além do nível superior em Comunicação Social também são exigidas habilitação em Jornalismo e registro profissional de jornalista no órgão competente do Ministério do Trabalho. A carga de trabalho, ao invés de 40 horas, será de 25, como especificado na legislação.
A primeira retificação do concurso AGU também trouxe mudança na descrição das atividades do cargo de analista técnico-administrativo, que tem oferta de dez vagas. Agora, as atribuições passam a ser:
Realizar atividades voltadas ao planejamento, supervisão, coordenação, controle, acompanhamento e à execução de atividades de atendimento ao cidadão e de atividades técnicas e especializadas, de nível superior, necessárias ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo dos órgãos e entidades da administração pública federal, bem como à implementação de políticas e à realização de estudos e pesquisas na sua área de atuação, ressalvadas as atividades privativas de Carreiras específicas, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades.
Concurso AGU: inscrições abertas até 4 de novembro
O concurso para Advocacia Geral da União oferece 100 vagas para diferentes cargos de nível superior. A remuneração é de R$6.661,34 e o regime de contratação é o estatutário, que assegura a estabilidade empregatícia.
Os candidatos aprovados e classificados no concurso poderão ser lotados em qualquer unidade administrativa da AGU, dentro da vaga concorrida, de acordo com o interesse da Administração. Há oportunidades reservadas para pessoas com deficiência e negras.
AGU realiza concurso com oferta de 100 vagas (Foto: Divulgação)
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 4 de novembro. Os cadastros são feitos pelo site do Idecan, banca organizadora. Primeiro, os interessados devem preencher a ficha com todos os dados solicitados.
Depois, imprimir o boleto e pagar a taxa de R$97. O pagamento poderá ser efetuado até o dia 5 de novembro. Será permitida a inscrição para mais de um cargo, desde que a aplicação da prova objetiva ocorra em turnos distintos. Os exames serão realizados em dois horários, conforme tabela abaixo:
Manhã - 9h às 13h30
Administrador, arquivista, contador e técnico em assuntos educacionais.
Tarde - 15h às 19h30
Analista técnico-administrativo, bibliotecário e técnico em Comunicação Social.
Quer se preparar para concurso AGU 2018?
Provas do concurso AGU serão aplicadas em dezembro
Os candidatos do concurso AGU serão submetidos a provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório. A aplicação será no 9 de dezembro, nas 26 capitais e no Distrito Federal.
Os locais de prova serão divulgados no dia 3 de dezembro, no site do Idecan. Na objetiva, os candidatos deverão responder a 60 questões, divididas pelas seguintes disciplinas:
Língua Portuguesa - 10 questões;
Raciocínio Lógico - 5 questões;
Noções de Informática - 5 questões;
Conhecimentos Gerais - 10 questões;
Conhecimentos Específicos - 30 questões.
Será considerado classificado quem alcançar 50% dos pontos das provas objetivas e que tenha acertado, pelo menos, uma questão de cada disciplina.
Na discursiva, os concorrentes terão que elaborar uma redação - texto dissertativo - no valor de 20 pontos. Será aprovado quem atingir, ao menos, a metade da pontuação. O prazo de validade do concurso AGU será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.
Confira as principais datas do concurso AGU
Período de Inscrições
Das 14h de 3 de outubro às 23h59 de 4 de novembro
Solicitação de isenção
Das 14h de 3 de outubro até as 23h59 de 5 de outubro
Taxa de Inscrição
Pagamento até as 23h59 do dia 5 de novembro
Divulgação dos Locais de Prova
A partir do dia 3 de dezembro
Provas Objetivas e Discursivas
Dia 9 de dezembro (domingo)
Gabarito Preliminar
A partir das 16h do dia 10 de dezembro
No vídeo abaixo. saiba tudo sobre a redação do concurso AGU: [VIDEO id="8318"]