Concurso AGU: déficit de servidores cresce e convocações são urgentes
Faltando apenas homologar o resultado final do seu concurso, a AGU vê o déficit de servidores crescer e tem urgência pelas convocações.
Autor:
Publicado em:21/05/2019 às 11:09
Atualizado em:21/05/2019 às 11:09
De julho de 2018 a maio deste ano, o déficit de servidores da Advocacia Geral da União (AGU) cresceu. Ao todo, foram 54 vacâncias registradas neste período. Desta forma, com a homologação do resultado final do concurso, as convocações são urgentes para o órgão.
Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, a AGU informou que, atualmente, são 601 cargos vagos na área de Apoio Administrativo da Advocacia-Geral da União (AGU). Já os ocupados chegam a 1.376.
Em julho de 2018, em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, a AGU informou que faltavam 547 servidores em seu quadro de pessoal. Com 100 vagas ofertadas no concurso atual e crescimento do número de cargos vagos, as convocações podem chegar ao cadastro de reserva.
Um dos problemas da AGU é que, em seu último concurso público, de 2014, das 60 vagas oferecidas, inicialmente 51 candidatos foram convocados. Com poucas chamadas, o déficit de servidores da Advocacia-Geral da União só cresceu.
Com isso, além das 100 vagas ofertadas, é possível que mais 50 oportunidades sejam solicitadas para a formação de cadastro de reserva. Isso ocorreria caso o Ministério da Economia autorizasse o adicional de 50% das vagas, tradicional em concursos públicos federais.
Prepare-se para concursos em 2019!
Concurso AGU tem salário de R$6,6 mil
O concurso público da Advocacia-Geral da União conta com uma oferta de 100 vagas imediatas. As oportunidades são para os cargos de administrador (48 vagas); analista técnico-administrativo (dez); arquivista (duas); bibliotecário (uma); contador (32); e técnico em assuntos educacionais (duas) e em Comunicação Social (cinco).
A remuneração inicial será de R$6.661,34, para jornada de 40 horas. Os selecionados e convocados serão contratados conforme o regime estatutário, que assegura a estabilidade empregatícia.
Os candidatos foram avaliados por provas objetivas e discursiva. A primeira contou com 60 questões de múltipla escolha, sendo distribuídas por meio de diversas disciplinas de Conhecimentos Gerais e Específicos.
Agora, a AGU precisa homologar o resultado final para que comece a contar o prazo de validade do concurso, que será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. Durante esse tempo, os aprovados poderão ser chamados.
Confira abaixo como funciona o prazo de validade de um concurso