Concurso AGU: análise preliminar registra mais de 4 mil isentos

O organizador do concurso AGU, o Idecan, divulgou a análise preliminar dos pedidos de isenção, registrando mais de 4 mil candidatos isentos.

Autor:
Publicado em:22/10/2018 às 08:11
Atualizado em:22/10/2018 às 08:11

As inscrições para o concurso da Advocacia-Geral da União (AGU) seguem abertas até novembro. Mas, até lá, já é possível ter uma prévia da concorrência desta seleção. Na última sexta-feira, 19, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial (Idecan), organizador do concurso, divulgou a lista preliminar dos pedidos de isenção.

De acordo com o documento, mais de 4 mil candidatos foram isentos de pagar a taxa de inscrição. Ao todo, 5.440 concorrentes solicitaram a isenção, sendo que 4.301 tiveram os pedidos deferidos e 1.138 indeferidos. O resultado final quanto aos pedidos de isenção será divulgado no dia 30 de outubro.

As inscrições para o concurso AGU seguem abertas até o dia 4 de novembro, pelo site do Idecan. A taxa de inscrição é de R$95 e deve ser paga até o dia 5 de novembro. 

A AGU oferece 100 vagas para os seguintes cargos: administrador (48 oportunidades); analista técnico-administrativo (dez); arquivista (duas); bibliotecário (uma); contador (32); técnico em assuntos educacionais (duas); e em Comunicação Social (cinco).

Acesse o site do Idecan, organizador do concurso AGU

Para se inscrever, em qualquer cargo, é exigido o nível superior na área de interesse. A exceção é para o posto de analista técnico-administrativo, destinado a quem possui graduação em qualquer área.

É possível ainda se inscrever para mais de um cargo, desde que a aplicação da prova objetiva ocorra em turnos distintos, sendo eles: manhã, das 9h às 13h30, para os cargos de administrador, arquivista, contador e técnico em assuntos educacionais; e tarde, das 15h às 19h30, para os postos de analista técnico-administrativo, bibliotecário e técnico em Comunicação Social.

Provas serão aplicadas em dezembro

O concurso AGU terá como etapas de avaliação provas objetiva e discursiva, que serão aplicadas em dezembro, no dia 9. As avaliações ocorrerão nas 26 capitais brasileiras, além do Distrito Federal.

Os locais de prova poderão ser consultados a partir do dia 3 de dezembro, no site do Idecan. A avaliação objetiva será compostInscreva-se para o concurso da AGUa por 60 questões, que serão divididas pelas seguintes disciplinas: 

  • Língua Portuguesa - 10 questões;
  • Raciocínio Lógico - 5 questões;
  • Noções de Informática - 5 questões;
  • Conhecimentos Gerais - 10 questões;
  • Conhecimentos Específicos - 30 questões. 

Prepare-se para o concurso AGU

Confira materiais e dicas de estudo para a AGU

Para se classificar, o candidato deverá obter 50% dos pontos da prova, além de acertar, pelo menos, uma questão de cada disciplina.

Já a avaliação discursiva será composta por uma redação - texto dissertativo - no valor de 20 pontos. Para ser aprovado na prova discursiva, o candidato deverá atingir, ao menos, a metade da pontuação.

O prazo de validade do concurso AGU será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. Os aprovados em todas as etapas e que forem convocados receberão uma remuneração de R$6.661,34.

Confira as principais datas do concurso AGU

Período de Inscrições Das 14h de 3 de outubro às 23h59 de 4 de novembro
Taxa de Inscrição Pagamento até as 23h59 do dia 5 de novembro
Divulgação dos Locais de Prova A partir do dia 3 de dezembro
Provas Objetivas e Discursivas Dia 9 de dezembro (domingo)
Gabarito Preliminar A partir das 16h do dia 10 de dezembro

Saiba como ser aprovado na prova discursiva

No mesmo dia da prova objetiva, 9 de dezembro, os candidatos do concurso AGU deverão elaborar uma redação. A avaliação terá valor de 20 pontos, e somente serão aprovados aqueles que atingirem, ao menos, a metade dos pontos da prova.

Para ser aprovado nesta etapa, FOLHA DIRIGIDA traz as dicas da professora Vivian Barros, que ensina a como conquistar a aprovação no exame. Confira! [VIDEO id="8318"]