
(Foto: Divulgação/Adepará)
Encerradas no dia 20 de setembro, as inscrições para o concurso Adepará – Agência de Defesa Agropecuária do Pará – somaram um total de 2.529 candidatos. A lista de cadastros deferidos foi divulgada na quarta-feira, 26, no site do Instituto AOCP.
Aqueles cuja inscrição foi indeferida, ou seja, não tiveram cadastro no concurso aprovado, poderão interpor recursos até sexta-feira, 28. Para isso, é preciso protocolar o pedido no formulário próprio disponibilizado no endereço eletrônico do organizador.
A maior parte dos candidatos vai concorrer a agente fiscal agropecuário, de nível médio/técnico, que somou 1.377 inscritos e oferta 37 vagas. Deste modo, a relação é de 37 candidatos por vaga.
Já para fiscal estadual agropecuário, que exige formação em nível superior, foram 1.152 inscrições, mas a concorrência será maior, pois a oferta é de apenas 13 vagas. Por isso, vão disputar 89 candidatos por vaga.
Estude com o banco de provas para download da FOLHA DIRIGIDA
Provas serão aplicadas em outubro
Os candidatos do concurso Adepará realizarão até três etapas de avaliação, sendo a primeira delas a prova objetiva. O exame está previsto para ser aplicado no dia 21 de outubro nas cidades de Marabá, Belém, Santarém, Itaituba e Altamira.
As aplicações serão no turno da manhã para os cargos de nível médio, e no turno da tarde para os de nível superior. Serão quatro horas de aplicação para responder a 50 questões abrangendo Conhecimentos Básicos – Português, Ética e Qualidade no Serviço Público, Legislação Geral e Noções de Informática – e Conhecimentos Específicos.
Prepare-se com acesso ilimitado a cursos
No dia 8 de outubro será divulgado o Cartão de Informação do Candidato com os horários e endereços de aplicação da prova de múltipla escolha. Os concorrentes deverão acessar o login pessoal no site da banca a partir das 15h desta data para consultar o documento.
No mesmo dia da objetiva será aplicado o exame discursivo. No entanto, só serão corrigidos e considerados na pontuação final do concurso, o dos candidatos que tiverem sido classificados na de múltipla escolha.
⇒ Como fixar matéria estudada para concursos?
Para os concorrentes a fiscal, a avaliação consistirá em uma questão sobre Conhecimentos Específicos. Já para agentes será uma redação de texto dissertativo, cujo tema será proposto pela banca.
A última etapa será a avaliação de títulos, destinada apenas ao cargo de nível superior. A convocação para ela será divulgada em 20 de novembro. Será necessário preencher o formulário disponível no site do Instituto AOCP, imprimir o comprovante de cadastro que será emitido e enviar junto com os documentos comprobatórios, via Sedex com Aviso de Recebimento, para o endereço informado nas etiquetas geradas.
O envio dos títulos deverá ser feito entre 20 a 26 do mesmo mês. O prazo para cadastro no site, no entanto, encerra no dia 23 do mesmo mês. Como pontuar na prova de títulos do concurso?
Prepare-se para a prova objetiva
Como estudar Português para concursos públicos? Baixe o e-book!
Quer saber como revisar tudo o que estudou até agora e não esquecer dos conteúdos para a prova do concurso Adepará? Confira:
[VIDEO id="7934"]