Concurso Adasa-DF: prazo para edital é estendido até março de 2020

O governo do Distrito Federal prorrogou o prazo para publicação do edital do concurso Adasa-DF em mais 180 dias.

Autor:
Publicado em:23/09/2019 às 15:36
Atualizado em:23/09/2019 às 15:36

Autorizado há mais de um ano, o prazo para abertura do concurso Adasa foi prorrogado novamente. De acordo com publicação no Diário Oficial desta segunda-feira, 23, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal tem mais 180 dias para publicar o edital.

A contagem deve ser feita a partir de 9 de setembro. Dessa forma, o edital do concurso Adasa-DF poderá sair até março de 2020. Tal prazo já tinha sido estendido pela primeira vez em março deste ano. A expectativa era que o documento fosse divulgado em setembro, o que não ocorreu. O prazo para o atraso não foi revelado.

O que está confirmado, até o momento, é que o concurso terá oferta de 75 vagas, sendo 25 imediatas e 50 para formação de cadastro de reserva. Os aprovados na última condição poderão ser chamados para suprir a carência deixada por aposentadorias, mortes e exonerações.

Isso ocorrerá enquanto o concurso estiver válido e conforme o orçamento disponível. A seleção terá 21 vagas para técnico de regulação de serviços públicos. Desse total, sete serão para admissão imediata e 14 para cadastro.

Para se candidatar será preciso o ensino médio completo. Segundo a Lei que regula as carreiras, o salário inicial é de R$4.350 para jornada de 40 horas semanais. Esse valor é referente a 2015, por isso, pode ter aumento no novo edital.

Adasa-DF prepara novo concurso para carreira de regulação dos
serviços públicos (Foto:Tony Winston/Agência Brasília)

 

As outras 54 oportunidades serão para regulador de serviços públicos, das quais 18 em caráter imediato e as 36 para a formação de cadastro. O cargo tem como pré-requisito a graduação em áreas específicas, as quais ainda não foram informadas.

As especialidades disponíveis são: Geologia, Economia, Contabilidade, Direito, Legislação, Gestão, Regulação e Engenharia (Civil, Ambiental, Sanitária e Florestal). A remuneração inicial dessa carreira é de R$10 mil para jornada de 40 horas de trabalho por semana.

+ Assine a Folha Dirigida e turbine sua preparação
+ Como estudar para concurso público sem edital?

Concurso Adasa-DF forma comissão para escolha da banca

Em julho, a Agência formou uma comissão especial para escolher a banca organizadora do concurso para carreiras de regulação de serviços públicos. Uma licitação será aberta para cotar preços de instituições aptas a receber inscrições e aplicar as etapas de seleção, como provas objetivas.

A contratação da organizadora é um entrave para publicação do edital. Isso porque, em geral, os concursos só são abertos após a definição da banca. A falta de conclusão desses trâmites pode ser o motivo para a prorrogação do prazo para o edital, o que não foi confirmado oficialmente pelo órgão.

O concurso Adasa-DF foi autorizado em setembro de 2018. O prazo inicial era que o edital fosse publicado em março, após 180 dias. O motivo alegado é que esse período estava perto de expirar e faltava o término de alguns preparativos.

O último edital de concurso para Adasa-DF foi publicado em 2009. A oferta, na época, foi de 143 vagas, no cargo de técnico de regulação de serviços públicos. Os candidatos foram avaliados por provas objetiva, discursiva e de títulos, além de um curso de formação.

Na objetiva, as questões foram distribuídas pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Atualidades, Informática, Direito Administrativo, Legislação Aplicada e Conhecimentos Específicos.

Abaixo, confira as principais atribuições dos cargos do concurso:

Regulador de serviços públicos:

  • formular, planejar, coordenar, supervisionar, controlar, avaliar, executar, fiscalizar e exercer o controle sobre as atividades de competência da Adasa;
  • participar de programas de treinamento;
  • assessorar atividades específicas de Regulação, Fiscalização e Administração

Técnico de regulação de serviços públicos:

  • executar atividades de suporte técnico na área de regulação de recursos hídricos e de serviços públicos regulados pela Adasa;
  • participar de ações fiscalizadoras;
  • executar atividades de suporte administrativo;
  •  participar de programas de treinamento;
  • executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade determinadas em legislação específica, observadas as peculiaridades da especialidade do cargo.