Concurso Adasa DF: banca é contratada e edital é iminente
Foi publicado nesta terça, 4, o extrato de contrato do concurso Adasa DF, tendo o Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) como banca.
Autor:
Publicado em:04/02/2020 às 06:42
Atualizado em:04/02/2020 às 06:42
O novo concurso Adasa DF teve avanços nesta terça-feira, 4. O extrato de contrato entre a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal e o Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) foi publicado no Diário Oficial.
Com o Iades contratado como banca organizadora, o edital se torna iminente, podendo ser publicado a qualquer momento. A contratação da organizadora ocorre quase dois meses após a definição do processo.
Em novembro de 2019, o Iades foi declarado como vencedor do processo licitatório, quando o resultado da concorrência foi divulgado no Diário Oficial. Assinado pelo diretor da agência, o despacho informava ainda que outras quatro bancas também estiveram na disputa, sendo elas:
Cebraspe;
Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC);
Instituto Quadrix; e
Instituto Selecon.
As instituições tiveram um prazo para envio de recursos contra o resultado da ata de análise e julgamento das propostas técnicas. As empresas enviaram suas contestações, que foram avaliadas, mas não capazes de alcançar a pontuação obtida pelo Iades, vencedor do processo.
Concurso Adasa DF terá Iades como banca (Foto: Agência Brasília)
Concurso Adasa DF pode ter edital até março
Com a assinatura do contrato com o Iades, a próxima etapa é a abertura do concurso Adasa DF. Conforme publicado em setembro, no Diário Oficial, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal tem até março deste ano para publicar o edital.
Em setembro de 2019, a Adasa recebeu mais 180 dias para concluir os trabalhos, após o prazo anterior estar próximo de expirar. Essa não foi a primeira vez que a agência teve seu prazo estendido. A previsão já havia sido prorrogada, em março de 2019.
Ao todo, o concurso Adasa DF tem 75 vagas previstas, sendo 25 imediatas e 50 para a formação de um cadastro de reserva. Neste último caso, os candidatos poderão ser chamados para suprir a carência deixada por aposentadorias, mortes e exonerações.
Do total de vagas, 21 vagas serão para o cargo de técnico de regulação de serviços públicos, sendo sete imediatas e 14 para cadastro. A carreira tem o nível médio como requisito e salário inicial de R$4.350 para jornada de 40 horas.
As outras 54 vagas previstas são para o cargo de regulador de serviços públicos, sendo 18 imediatas e 36 para a formação de cadastro. Para concorrer, será preciso ter graduação em áreas específicas, que ainda não foram informadas.
As especialidades disponíveis são: Geologia, Economia, Contabilidade, Direito, Legislação, Gestão, Regulação e Engenharia (Civil, Ambiental, Sanitária e Florestal). O salário da carreira é de R$10 mil para jornada de 40 horas.
O que fazem o técnico e regulador da Adasa?
Regulador de serviços públicos:
Formular, planejar, coordenar, supervisionar, controlar, avaliar, executar, fiscalizar e exercer o controle sobre as atividades de competência da Adasa;
Participar de programas de treinamento;
Assessorar atividades específicas de Regulação, Fiscalização e Administração
Técnico de regulação de serviços públicos:
Executar atividades de suporte técnico na área de regulação de recursos hídricos e de serviços públicos regulados pela Adasa;
Participar de ações fiscalizadoras;
Executar atividades de suporte administrativo;
Participar de programas de treinamento;
Executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade determinadas em legislação específica, observadas as peculiaridades da especialidade do cargo.