A Agência Brasileira de Inteligência divulgou o resultado final da investigação social e funcional, dos candidatos do curso de formação da terceira turma de convocados do concurso Abin 2018.
Além disso, já está disponível o resultado final da seleção para o cargo de oficial técnico de inteligência. As relações nominais foram publicadas no Diário Oficial da União e estão disponíveis no site do antigo Cespe/UnB.
O concurso da Agência Brasileira de Inteligência é um dos mais concorridos e com alto nível de exigência. A seleção contou com provas objetiva e discursiva, aplicadas ainda em 2018.
A segunda etapa do concurso teve prova de capacidade física (somente para os cargos de oficial e agente de inteligência), avaliação médica, investigação social e funcional, e avaliação psicológica.
A seleção contabilizou 64 mil inscrições. No entanto, de acordo com a Comissão de aprovados, cerca de 40 mil fizeram as provas, mas menos de mil foram aprovados em todas as etapas.
(Foto: Agência Brasil)
Como é o curso de formação do concurso Abin?
No documento de convocação da terceira turma do CFI foi divulgada a carga horária das aulas. A formação dos servidores foi realizada como as demais, respeitando a Instrução Normativa do edital de abertura.
Neste caso, o CFI teve duração de:
- 320 horas/aula para o cargo de Oficial de Inteligência;
- 220 horas/aula para o cargo de Agente de Inteligência; e
- 160 horas/aula para o cargo de Oficial Técnico de Inteligência.
O terceiro CFI foi ministrado pela Escola de Inteligência (ESINT), localizada na sede da ABIN (Setor Policial Sul, Área 5, Quadra 1, Brasília), nos seguintes períodos:
- para o cargo de Oficial de Inteligência, no período de 14 de outubro de 2021 a 13 de dezembro de 2021;
- para o cargo de Oficial Técnico de Inteligência, no período de 14 de outubro 2021 a 12 de novembro de 2021;
- para o cargo de Agente de Inteligência, no período de 14 de outubro de 2021 a 25 de novembro de 2021.


















