CBM-RS divulga edital para processo seletivo de guarda-vidas
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul divulgou edital para seleção de guarda-vidas temporários, com até 800 vagas.
Autor:
Publicado em:25/10/2018 às 14:56
Atualizado em:25/10/2018 às 14:56
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul divulgou um novo edital de concurso. O documento especifica até 800 vagas para o cargo de guarda-vidas temporário. Para concorrer, é preciso ter no mínimo 18 anos e, no máximo, 55 anos de idade, no momento da inscrição, além do nível fundamental completo.
As vagas estão distribuídas da seguinte forma:
Habilidade
Vagas
Águas de Mar
700
Águas Internas
100
As inscrições já estão abertas e serão realizadas através do site do Corpo de Bombeiros Militar, até o dia 7 de novembro de 2018. A atuação será nos meses de novembro de 2018 a abril de 2019, podendo este período ser prorrogado ou reduzido de acordo com as necessidades do Corpo de Bombeiros.
Durante a realização da capacitação técnica de guarda-vidas, o candidato fará jus, a título de remuneração, ao valor mensal de R$ 2 mil reais, conforme previsto na Lei nº 15.187, de 20 de junho de 2018, proporcionalmente aos dias de realização do curso.
De acordo com o edital, os guarda-vidas civis temporários executarão suas funções relacionadas à atividade de salvamento aquático, sempre supervisionados e sob comando dos bombeiros militares, aos quais estarão, administrativa e operacionalmente, subordinados.
Seleção do CBM-RS será em três etapas
O processo seletivo constará de três fases:
1ª Fase – Habilitação Específica (Exame de Saúde e Mental); 2ª Fase – Habilitação Específica (Exame de Aptidão Física); 3ª Fase – Capacitação Técnica.
Na primeira etapa, o exame de saúde tem caráter eliminatório e será realizado por Junta Policial Militar de Saúde, que avaliará os candidatos quanto ao seu estado clínico geral e de sanidade mental.
Concurso para guarda-vidas-RS abre inscrições
(Foto: Divulgação)
Já o teste físico será composto na primeira parte pelos exercícios de apoios sobre o solo, abdominais e percorrer 2.050 metros em 12 minutos. para ambos os sexos.
Na segunda parte, os candidatos devem passar por corrida de 50 metros, em linha reta, carregando um flutuador de salvamento, em um tempo máximo de 15 segundos.
Também nadar 200 metros, ininterruptamente, sem tocar os pés no chão, sem equipamentos que favoreçam a flutuação e/ou o deslocamento em meio líquido, em um tempo máximo de cinco minutos, no estilo crawl ou similar, em águas de rio ou lagoa.
Os candidatos convocados para 3ª fase, conforme classificação na 2ª Fase, deverão, na data de apresentação, entregar toda documentação prevista no item 7 do Edital.
Confira dicas para o teste físico [VIDEO id="7488"]