A Prefeitura de Caruaru, em Pernambuco, realizará novo concurso para a Guarda Municipal! Os preparativos para divulgação do edital já foram iniciados. A banca organizadora, por exemplo, foi escolhida. Será o Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (Iaupe).
A dispensa de licitação que determina a contratação da empresa foi publicada no Diário Oficial de Caruaru de terça-feira, 28 de agosto. De acordo com a portaria, o Iaupe fica responsável por organizar o concurso para provimento de vagas de guarda municipal e execução do curso de formação.

Para se candidatar ao concurso Caruaru-PE será necessário ter o ensino médio completo. O edital da última seleção para guardas municipais especificou que os concorrentes deveriam ter também categoria de habilitação na categoria “AB” e atura mínima de 1,65 m para homens e 1,60 para mulheres.
Concurso Caruaru-PE para guardas é esperado desde 2017
O concurso para guardas municipais de Caruaru está em pauta desde o ano passado, quando a prefeita Raquel Lyra anunciou um projeto de lei para ampliação do número do efetivo da corporação. Esse foi o primeiro passo para abertura da nova seleção para guardas.
A cidade de Caruaru, localizada à 130 km da capital do estado, tem apenas 34 guardas municipais para atuar na segurança de 356 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

(Foto: Destra/Caruaru-PE)
Por isso, o objetivo de Raquel Lyra é contratar 100 novos guardas municipais, que deve ser a oferta do concurso Caruaru-PE. Durante entrevista coletiva realizada em novembro de 2017, a intenção é aumentar o combate à violência na cidade.
“Nosso planejamento é ter um efetivo de mais 50 guardas nas ruas até o começo do ano que vem. Essa é uma das ações que vamos executar no combate à criminalidade e em defesa do patrimônio público do nosso município", revelou a prefeita.
Quer acesso ilimitado a cursos de preparação para concursos?
Último concurso Curuaru-PE para guardas ocorreu há nove anos
O último edital do concurso Caruaru-PE para guardas municipais foi divulgado em 2009, quando reuniu 2.584 inscritos. A banca organizadora foi o IPAD. A seleção foi composta por provas e curso de formação profissional.
Na objetiva, primeira etapa do concurso Curuaru-PE foram cobradas 40 questões sobre Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Noções de Primeiros Socorros. Os classificados ainda foram submetidos a avaliação de capacidade física, psicológica e exames de saúde.
Antes de começar a estudar,
não deixe de ler este e-book!
No vídeo abaixo, saiba como estudar antes da publicação do edital: [VIDEO id="7157"]