Candidatos reclamam de possível irregularidades no concurso Uerj
Candidatos do concurso Uerj para técnico de enfermagem relatam irregularidades nas provas do domingo, 3.
Autor:
Publicado em:06/02/2019 às 11:36
Atualizado em:06/02/2019 às 11:36
*Matéria atualizada em 6/02/2019, às 15h11
Candidatos que realizaram as provas do concurso Uerj para técnico de enfermagem, no último dia 3, denunciam possíveis irregularidade no dia do exame. Em grupo sobre o concurso no Facebook são relatados problemas como atraso no início das provas, fotos do cartão resposta, troca de cartão respostas e até mesmo um aparelho ar-condicionado pegando fogo.
Circula também na internet e na imprensa vídeo feito por candidato dentro da sala de prova, já com o caderno de questões em mão, onde menciona a desorganização da seleção. Entre os relatos mais alarmantes está a de um candidato que teria iniciado a prova às 17h31.
De acordo com ele, que realizou a avaliação na Universidade Unigranrio, em Duque de Caxias, houve descumprimento do edital, já que a avaliação estava marcada para ter início às 14h30.
Ele conta que o ar-condicionado da sala não estava funcionando e os aluno pediram providências aos fiscais. Neste tempo, muitos candidatos começaram a passar mal e a desistir de fazer a prova diante do transtorno.
"Compareceu a sala, às 14h50, a coordenadora local, que prometeu a realocação da turma para outra climatizada. Porém já havia iniciado a prova em todas as demais salas e unidades no qual estavam sendo aplicados o concurso. A nossa sala permaneceu sem autorização e sem solução para tudo que estava acontecendo", disse em um trecho de seu relato.
Concurso Uerj teve provas no domingo, 3, para mais de 27 mil candidatos
(Foto: Uerj/ Tiago Facina)
O candidato afirma que a prova com cartão resposta foi entregue às 14h30 para todos presentes, mas que ficaram proibidos de iniciar. Em meio a toda a confusão e gritaria muitos candidatos teriam pego o celular e começado as provas mediante consulta, tirando fotos e filmando.
"Quando a fiscal de sala percebeu que perdeu o controle, chamou a ajuda de outra fiscal que entrou na sala e tomou a prova de todos, até mesmo dos que já haviam iniciado a prova com o celular, sem eliminação dos mesmos. Ela realocou os alunos para outra sala, sendo que nove candidatos resistiram e permaneceram, solicitando a presença de um policial militar, pois havia prova de fraude do concurso", afirmou.
Ele conta que os fiscais e os coordenadores deram seguimento a prova, mas os nove alunos que permaneceram na sala só foram autorizados a iniciar a avaliação após a chegada da Polícia Militar, às 17h31.
Neste horário teria sido entregue a estes concorrentes outra prova e outro cartão de resposta, diferente do que foi entregue anteriormente, e que já havia sido assinado pelos candidatos.
"De 17h31 até as 21h o coordenador permaneceu na sala com os nove alunos aguardando o término da prova e, como combinado pelo policial que compareceu no local, ao final ficaria uma patrulha da Polícia Militar aguardando para encaminhar os candidatos e dos fiscais, sendo um desses o coordenador, para irem a delegacia realizar o registro de ocorrência", contou
Ele afirma ainda que, ao final da prova, os policiais encaminharam os três últimos candidatos da sala para a delegacia, porém o coordenador se recusou a ir. Às 22h foi realizado o registro de ocorrência na delegacia de Duque de Caxias e no dia 4 de fevereiro protocolado no Ministério Público de Duque de Caxias o relatório narrando os fatos ocorridos.
Cepuerj faz reunião para avaliar o concurso
FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com a banca do concurso Uerj, a Cepuerj, para esclarecer o ocorrido. De acordo com porta-voz da organizadora, a Cepuerj já está ciente sobre o assunto e, neste início de tarde, realiza uma reunião com a administração central da Uerj para avaliar a situação.
Enquanto isso, os candidatos organizaram uma petição pública online solicitando a anulação da prova. Alguns também já realizaram denúncias no Ministério Público.
O concurso para técnico de enfermagem seleciona para 120 vagas e teve mais de 33 mil inscrições. De acordo com a banca, fizeram a prova no último domingo 27.439 candidatos, o que representou 83% de presença na avaliação.
Os gabaritos foram divulgados na segunda-feira, 4, e o prazo para interposição de recursos está aberto até 10 de fevereiro, pelo site da Cepuerj. FOLHA DIRIGIDA segue acompanhando o caso.