Câmara de São Luís-MA aprova criação de 123 cargos para concurso

A Câmara de São Luís, no Maranhão, aprovou o projeto de lei para criação de 123 cargos que serão preenchidos no novo concurso público.

Autor:
Publicado em:26/09/2018 às 13:04
Atualizado em:26/09/2018 às 13:04

O projeto de lei para criação de 123 cargos para Câmara Municipal de São Luís, no Maranhão, foi aprovado na segunda-feira, 24 de setembro, pela mesa diretora da Casa. Para entrar em vigor, no entanto, ainda deve ser promulgado pelo presidente Generval Leite, mais conhecido como Astro de Ogum, e publicado no Diário Oficial do Município.

Somente após essas etapas, os 123 novos cargos poderão ser preenchidos pelos aprovados no concurso Câmara de São Luís-MA. De acordo com nota emitida pelo órgão, o edital deve sair até o final do ano. Já as provas objetivas deverão ocorrer até o início de 2019.

Câmara de São Luis-MA realizará novo concurso com mais de 100
vagas (Foto: Reprodução Facebook/ Câmara de São Luís)

 

A boa notícia é que a Câmara confirmou à FOLHA DIRIGIDA que, simultaneamente à criação de cargos, realizava o processo licitatório para contratar a banca organizadora do concurso. Com a aprovação do projeto de lei para criação dos cargos, os trâmites para divulgação do novo edital devem ser agilizados. 

Oportunidades do concurso serão para os níveis médio e superior

As vagas autorizadas serão distribuídas entre os níveis médio e superior. A Câmara de São Luís-MA informou a seguinte divisão dos cargos por nível de escolaridade:

Nível médio
Assistente administrativo 25 vagas
Técnico em Comunicação Social – Repórter Fotográfico 2 vagas
Técnico em Comunicação Social – Divulgação Institucional 2 vagas
Técnico em Comunicação Social – Rádio 2 vagas 
Técnico em Comunicação Social – Relações Públicas 4 vagas
Técnico em Comunicação Social – Televisão 2 vagas
Técnico em Informática 6 vagas
Técnico em Assessoramento legislativo 17 vagas 
Nível superior
Administrador 3 vagas
Procurador 6 vagas
Analista de Informática Legislativa 4 vagas
Analista Legislativo 16 vagas
Assistente Social 3 vagas
Bibliotecário 2 vagas
Contador 2 vagas
Engenheiro 2 vagas
Historiador 2 vagas
Jornalista  1 vaga
Psicólogo 9 vagas
Radialista  1 vaga
Relações Públicas  5 vagas
Tecnólogo em Recursos Humanos 3 vagas
Arquiteto 2 vagas

 

A soma das vagas por escolaridade, informada pela Câmara, é menor do que a autorização para criação dos 123 cargos. FOLHA DIRIGIDA procurou a Casa nesta quarta-feira, 26, para saber o número correto de oportunidades. O órgão, entretanto, não soube precisar o quantitativo exato que será oferecido pelo concurso.

A Assessoria de Imprensa disse que as sessões com os vereadores só são realizadas às segundas, terças e quartas-feiras até às 13h. Segundo a Câmara o número de vagas por cargo terá que ser recalculado. Os salários e as condições de participação no concurso ainda não foram divulgados.

Concurso para Câmara é resultado de recomendação do MP-PA

A abertura de concurso para Câmara Municipal de São Luis é resultado de uma recomendação do Ministério Público do Estado do Maranhão (MP-MA). Segundo o acordo firmado entre as partes, o edital da seleção deveria ser publicado em junho. O que não aconteceu, pois a Câmara não tinha aprovado o projeto de criação dos cargos.

O prazo para divulgação do edital, então, foi prorrogado para agosto, com provas em outubro e homologação ainda em dezembro deste ano. Os aprovados serão convocados para preencherem seus cargos a partir de 2019. O motivo alegado pela Casa Legislativa foi a dificuldade na contratação da banca organizadora.

Mesmo com um prazo maior, a Câmara ainda não abriu a seleção. Este será o primeiro concurso público do órgão. O presidente da Casa, Generval Martiniano Moreira Leite, mais conhecido como Astro de Ogum, anunciou os preparativos para o novo edital em outubro de 2017.

Na ocasião, ele informou que a Câmara possui servidores com quase 30 anos de atuação em situação irregular. A intenção é que eles sejam submetidos ao concurso. 

No vídeo abaixo, saiba como estudar para concursos no trânsito e transporte público: [VIDEO id="7919"]