Belo Horizonte-MG forma nova comissão para concurso SMPU

Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU) de Belo Horizonte, em Minas Gerais, formou a comissão organizadora para o seu novo concurso.

Autor:
Publicado em:04/08/2019 às 12:02
Atualizado em:04/08/2019 às 12:02

A Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU) de Belo Horizonte, em Minas Gerais, formou a comissão organizadora para o seu novo concurso. A seleção será para provimento de diversos cargos, sendo boa parte de nível superior.

De acordo com a portaria publicada no dia 31 de julho, a comissão ficará responsável por elaborar o edital do processo seletivo e submetê-lo à aprovação da Procuradoria Geral do Município (PGM). Após esta etapa, uma banca organizadora deverá ser contratada.

O novo concurso SMPU terá vagas para os cargos de arquiteto/engenheiro, economista/engenheiro Civil, geógrafo, advogado, analista de sistemas e assistente administrativo. A seleção tem como objetivo viabilizar a conclusão dos projetos de governo e obrigações legais da Secretaria Municipal de Política Urbana.

BH pode ter concurso para Cultura

Além do concurso SMPU, Belo Horizonte pode ter uma nova seleção para a Cultura. Isso porque, em maio deste ano, o Conselho Municipal de Política Cultural do município (COMUC) recomendou a realização de novo concurso para efetivos da Cultura, incluindo a criação de uma comissão para os estudos.

"Recomenda ao órgão gestor de cultura a realização do concurso público para o quadro efetivo da cultura e a criação da comissão para estudos do concurso como definido nas conferências de cultura e Plano Municipal de Cultura", consta na publicação do Diário Oficial do dia 14 de maio.

Em 2017, a Fundação Municipal de Cultura (FMC) da capital mineira teve um concurso cancelado. A última seleção para servidores efetivos foi realizada em 2008. A gerência de apoio do COMUC informou à FOLHA DIRIGIDA que mais de 100 profissionais já deixaram os quadros da pasta.

Essa carência, segundo o Conselho, deve ser reposta com aprovados no concurso. Os órgãos competentes e a Secretaria de Planejamento avaliarão a viabilidade de um novo edital. Por enquanto, a Prefeitura de Belo Horizonte ainda não manifesta perspectiva para a seleção.

Belo Horizonte prepara concurso para Educação

Mais adiantado que os concursos SMPU e da Cultura, o concurso da Educação pode ter banca organizadora em breve. Em junho deste ano, a prefeitura adiantou que já planeja a contratação da empresa, que ficará responsável pela seleção.

A instituição escolhida será responsável por receber as inscrições e aplicar as provas do concurso de BH. O município ainda não informou qual será a modalidade de licitação para definição da banca. A oferta será para os cargos de professor de educação infantil e bibliotecário, cujo número de vagas ainda não foi divulgado.

Acesse cursos de preparação para concursos: 

Prepare-se para concursos em 2019!

Com comissões formadas e novas seleções previstas, os interessados nos concursos de Belo Horizonte já devem se preparar. Para isso, FOLHA DIRIGIDA traz abaixo um guia sobre o passo a passo até a divulgação do edital. Confira! 

[VIDEO id="7198"]

Carregando...