Audiência na Alerj discutirá concurso Faetec na terça-feira, 30
O novo concurso para Faetec será tema na Comissão de Ciência e Tecnologia da Alerj na terça-feira, 30 de abril.
Autor:
Publicado em:26/04/2019 às 14:42
Atualizado em:26/04/2019 às 14:42
No dia 30 de abril, as demandas da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), como o novo concurso público, serão temas de audiência na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O encontro estava marcado, incialmente, para o dia 9 de abril. Mas, foi adiado em função das fortes chuvas que atingiram a cidade.
A audiência será realizada às 9h na Comissão de Ciência e Tecnologia da Alerj. O objetivo, segundo o deputado Waldeck Carneiro, presidente da comissão, é discutir os “desafios e perspectivas do próximo ciclo governamental na Faetec”. Como, por exemplo, a recomposição dos quadros e realização de concursos públicos.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, esclareceu que os preparativos do concurso Faetec estão em andamento. A meta, de acordo com ele, que é o edital seja publicado até junho.
“Estamos definindo as regras juntamente com o Ministério Público. Mas, nossa expectativa é que seja, sim, ainda no primeiro semestre. E reafirmo que a Secti (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação), seguindo orientação do governador Wilson Witzel, mantém o compromisso de realizar o concurso ainda em 2019”, constatou Rodrigues.
No início do ano, o governo autorizou a realização de concurso com 257 vagas para professores efetivos na Faetec. Para muitos parlamentares, esse número ainda não supre a demanda da rede.
Secretário de Ciência e Tecnologia (ao centro) na última audiência
pública da comissão Ciência e Tecnologia da Alerj (Foto: Gabriel Lobo)
Em conversa com FOLHA DIRIGIDA, o deputado Waldeck Carneiro falou que não existe valorização da rede de ensino sem o quadro completo de profissionais. Sobretudo, os professores.
“Isso não se faz sem quadros de profissionais, o corpo da Faetec. Em especial na área do magistério. Por isso que a notícia do concurso é muito boa. Mas, pelos números que estão sendo divulgados, ainda não supre o conjunto da demanda”, frisou o deputado.
O governador Wilson Witzel afirmou que o Estado já arrecada mais em 2019 do que no mesmo período do ano passado. O objetivo, com isso, será “investir em Saúde, Faetec’s e Assistência Social”. O anúncio foi feito na quinta-feira, 25, durante reunião com seus secretários em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
A informação também foi confirmada no Instagram do governador, como é possível ver abaixo:
Reprodução Instagram Wilson Witzel
Representantes sindicais apontam que a Faetec conta com déficit de mil professores. Dessa maneira, o novo concurso com 257 vagas não supre nem metade da carência. Por mais que o número autorizado esteja aquém da necessidade da instituição é o que atente as restrições do Regime de Recuperação Fiscal.
Durante a medida protetiva, os órgãos estaduais de Educação, Saúde e Segurança só podem abrir vagas em concursos para preencher aposentadorias, mortes e exonerações. A contagem das vagas deve ser feita somente a partir de setembro de 2017, quando o Estado aderiu ao regime.
Assim, os desligamentos que ocorreram antes desse período não podem ser incluídos no quantitativo do novo concurso. A divisão das vagas por cargo ainda não foi divulgada.[VIDEO id="8504"]