Aprovada no cargo de escriturário dá dicas para o concurso Banrisul
Para quem aguarda um próximo concurso do Banrisul, a aprovada, Vanessa Moreira, conta como conquistou sua vaga como escriturária em 2009.
Autor:
Publicado em:27/11/2018 às 15:44
Atualizado em:27/11/2018 às 15:44
O Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) realizará em breve um novo concurso, já que o último venceu em março deste ano. No entanto, enquanto a seleção não ocorre, FOLHA DIRIGIDA conversou com a escriturária Vanessa Moreira, que conta como conquistou sua vaga na seleção de 2009.
A esperança de um bom emprego público, segundo Vanessa, foi o que a motivou durante toda a sua aprovação. Em 2009, o Banrisul ofereceu 500 vagas, na carreira de escriturário, que tem o nível médio como exigência.
Para se preparar, Vanessa começou a estudar nos sete meses antes da realização das provas, que ocorreram em janeiro de 2010. No entanto, durante sua preparação, a concurseira precisou interromper os estudos por quatro meses devido a faculdade.
"Dei sorte do edital ter sido lançado nas férias da universidade", conta Vanessa, em referência ao documento, que foi publicado em novembro de 2009.
Para os estudos, Vanessa optou por apostilas e, logo em seguida, se inscreveu no curso preparatório do CPC Concursos, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, para ter aulas presenciais. Segundo ela, o curso serviu como um guia. A resolução de questões foi outro método que também fez parte da sua preparação.
O concurso do Banrisul de 2009 contou com uma única etapa de seleção, sendo ela a prova objetiva. Com 80 questões, a avaliação contou com perguntas sobre Língua Portuguesa, Matemática Financeira, Conhecimentos Bancários e de Mercado e Informática.
Prepare-se para concursos
Aprovada esperou três anos por convocação
Para ser aprovada no concurso, Vanessa Moreira precisou ter persistência, durante a preparação e até após a aprovação. Segundo ela, momentos de desmotivação existiram, no entanto, a motivação foi maior. "O segredo foi descansar um dia e voltar com gás no outro, sempre com o objetivo muito claro na minha mente", afirmou.
De acordo com a escriturária, quem busca uma aprovação em concursos não pode desanimar. "No meu tempo de cursinho, vi muitos colegas de batalha não acreditando em si mesmos, não tinham fé no propósito", diz ela, que complementa dando uma dica para a aprovação.
"Uma boa dose de dedicação e disciplina são cruciais. A vitória vem com esforço. Façam milhares de questões", indica.
Aprovada em 2009, no cargo de escriturária, Vanessa precisou persistir no sonho pelo emprego público. Entrou com recursos e aguardou ser chamada, após conseguir se classificar na posição de 1.370.
"Aguardei no cadastro de reserva por quase três anos", afirma a escriturária do Banrisul.
Nomeada em 2012, há seis anos Vanessa Moreira é escriturária do Banrisul, trabalhando na Unidade de Negócios Digitais e Relacionamento com Clientes. "A nossa unidade é de atendimento telefônico receptivo, ativo e em plataformas digitais", conclui a aprovada. Abaixo, ela conta um pouco mais sobre seu caminho, até a aprovação.
Sindicato cobra novo concurso
O último concurso para escriturário do Banrisul ocorreu em 2017. Na ocasião, foram oferecidas 300 vagas mais o cadastro de reserva, para o cargo, que tem o nível médio como exigência.
De acordo com o presidente do SindBancários, Everton Gimenis, em seu último concurso, "o Banrisul convocou apenas o mínimo", em referência aos 300 aprovados. O número de convocados preencheu, segundo o sindicato, apenas as vagas imediatas, não chamando os classificados no cadastro de reserva.
"Embora o concurso tenha sido prorrogado, é preciso que o banco reponha, com concursados, pelo menos o número de colegas que se aposentaram no ano passado (2016) e os que sairão com o plano de aposentadoria voluntária”, afirmou o SindBancários, em 2017, após a prorrogação por mais um ano da seleção, que venceu em março de 2018.
Sem concurso, Banrisul opera com déficit de servidores
(Foto: Divulgação/Secom - Governo do Rio Grande do Sul)
Sem um concurso previsto, o presidente do SindBancários, Everton Gimenis, afirma que o déficit de escriturários já chega a 30%, nas agências do Banrisul.
"Nós temos um quadro profissional atual, com um déficit de 20% a 30% de funcionários por agência. Todas as agências estão com o quadro defasado, o que gera precarização do atendimento e sobrecarga de trabalho para os que estão em exercício", afirma o presidente.
O presidente afirma ainda que, em acordo coletivo feito este ano com o Banco, não houve, por parte do Banrisul, um posicionamento em relação a novas seleções. Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, a instituição afirmou que: "no momento, não existe previsão sobre a realização de um novo concurso público".
O déficit de funcionários no Banco, no entanto, pode aumentar, já que um novo "Plano de Desligamento por Aposentadoria Voluntária (PDVs)” foi proposto no dia 6 de novembro pela instituição. A Federação dos Bancários do Rio Grande de Sul (Fetrafi-RS) se posicionou contra a proposta.
"As representações sindicais não participaram da construção desta proposta apresentada ontem (6 de novembro) pelo Banrisul, com a qual não concordamos, pelo princípio básico da defesa dos empregos e pela realização de concursos públicos".
Prepare-se para concursos da área Bancária
Mesmo sem um novo concurso previsto, quem deseja ingressar no quadro de pessoal do Banrisul deve manter os estudos em dia. Para ajudar na preparação, FOLHA DIRIGIDA traz dicas de estudo exclusivas sobre o assunto. Confira!