Com questão anulada, concurso MPU tem novo resultado para técnicos
O concurso MPU tem uma nova classificação das provas objetivas para técnicos de administração, depois da anulação da questão de nº 67.
Autor:
Publicado em:30/04/2019 às 07:57
Atualizado em:30/04/2019 às 07:57
O Ministério Público da União (MPU) divulgou nesta terça-feira, 30, um novo resultado das provas objetivas do concurso para técnicos de administração. A mudança ocorreu para atender a uma ação civil pública que anulou o item de nº 67 de Conhecimentos Específicos. A referência foi o caderno de provas modelo para o cargo.
A sentença determinou que o item, considerado ‘certo’, fosse anulado e que uma nova classificação final fosse divulgada após o recálculo da pontuação. A listagem, então, foi republicada no Diário Oficial da União.
De acordo com o MPU, os candidatos que constavam no resultado anterior e que não aparecem mais na lista estão reprovados nas provas objetivas e eliminados do concurso. Os concorrentes que tiveram a nota final das provas alterada em função da questão anulada passam a ser considerados sub judice.
O edital do concurso MPU indica que, nos casos de anulação, os pontos referentes às questões sejam atribuídos a todos os candidatos. A avaliação biopsicossocial para os candidatos que se declararam com deficiência e o processo de verificação para as vagas de negros estão marcados para o dia 26 de maio.
Os convocados para tais etapas, pela novo resultado do concurso, deverão consultar os locais de aplicação a partir de 21 de maio, pelo site do Cebraspe, banca organizadora.
As provas objetivas e discursivas foram aplicadas, no dia 21 de outubro de 2018, para candidatos aos cargos de técnico de administração (nível médio) e analista em direito (nível superior).
MPU realizou concurso para níveis médio e superior
(Foto: Bruna Somma)
As avaliações objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, tiveram valor máximo de 120 pontos. Foi considerado classificado nessa etapa quem obteve, no mínimo, 10 pontos em Conhecimentos Básicos, 21 pontos em Conhecimentos Específicos e 36 pontos no conjunto das provas.
A pontuação seguiu o método Cespe, em que uma questão errada anula os pontos de um acerto. Já na discursiva, foi aprovado quem obteve nota 20 pontos.
Concurso MPU teve 260 mil inscritos para técnicos e analistas
O concurso para o Ministério Público da União teve edital publicado em 2018. A oferta foi de 47 vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva. Foram registradas o total de 264.924 inscrições. O destaque ficou para o cargo de técnico de administração, que exigiu apenas o ensino médio completo.
Foram contabilizados 191.045 concorrentes para apenas 11 vagas imediatas para função. Isso representa a relação candidato/vaga de 17.367 para as contratações imediatas. A carreira de analista em direito, que teve como pré-requisito nível superior na área, contou com 73.879 candidatos.
Além das 47 vagas imediatas, o MPU formou cadastro de reserva com cerca de 7 mil aprovados em todo país. Eles poderão ser convocados no decorrer do prazo de validade da seleção – de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.