Após ação do MP, concurso Açailândia-MA está suspenso temporariamente
O concurso público do município de Açailândia está suspenso, após ação civil pública do MP, que pede rompimento do contrato com a banca.
Autor:
Publicado em:15/08/2019 às 08:06
Atualizado em:15/08/2019 às 08:06
O concurso público da Prefeitura de Açailândia, no Maranhão, está oficialmente suspenso. O anúncio da paralisação foi publicado no site da banca organizadora, em cumprimento de uma ação que tramita na 1ª Vara Cível da Comarca do próprio município.
FOLHA DIRIGIDA já havia comunicado, no último dia 8 de agosto, que o concurso poderia ser suspenso. O motivo seria uma possível fraude e irregularidades por parte da banca organizadora da seleção, a Crescer Consultorias LTDA.
Horas antes de comunicar a suspensão do concurso, a banca organizadora havia divulgado em seu portal oficial a prorrogação do período de inscrições. O prazo, que encerraria na última terça-feira, 13, teria sido prorrogado até o dia 29, também de agosto.
Entenda a suspensão do concurso Açailândia-MA
Após investigações, constatou-se uma possível organização criminosa envolvendo a vencedora do pregão. Titular da 2ª Promotoria de Justiça Especializada da Comarca de Açailândia, a promotora de justiça Glauce Mara Lima Malheiros afirmou que a empresa escolhida não tem capacidade técnica para organizar a seleção.
“Existem, de fato, indícios contundentes de que a empresa Crescer Consultorias LTDA esteja atuando junto a alguns municípios maranhenses, inclusive em conluio com outra empresa do ramo, fraudando procedimentos licitatórios, incluindo cláusulas ou exigências que restringem a competição e direcionando os certames, a fim de que apenas as empresas que compõem o esquema possam se sagrar vencedoras.”
Foram encontradas algumas semelhanças, principalmente com relação aos requisitos de cargos. Tiveram até mesmo erros ortográficos em alguns editais de outros concursos municipais. Tais erros são repetitivos e idênticos, ou contém semelhanças em todos os processos.
Os outros municípios com tais irregularidades são Tuntum, São Domingos do Azeitão, Paço do Lumiar, Santa Inês, Açailândia, Caxias, Raposa e Riachão. Em todos os casos foram vencedoras a Crescer Consultorias ou o Instituto Machado de Assis.
MP-MA pede anulação do contrato com a banca do concurso Açailândia
(Foto: Divulgação)
O Ministério Público do Estado do Maranhão (MP-MA) quer que o contrato com a banca seja anulado. Caso isso se concretize, as taxas de inscrição dos inscritos deverá ser devolvida. Quanto aos demais concursos, ainda não se sabe a procedência.
Concurso Açailândia tem mais de 100 vagas
Com edital publicado em julho, a Prefeitura de Açailândia trouxe 140 vagas para provimentoimediato mais formação de cadastro de reserva. As oportunidades eram em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegavam a R$8 mil.
A maior demanda era no nível superior. Entre as oportunidades, estavam o analista de gestão de RH; analista jurídico; analista de planejamento e gestão urbana - engenharia de tráfego; analista de tecnologia da informação; auditor fiscal; biólogo; cirurgião dentista; enfermeiro; enfermeiro do trabalho.
Além de enfermeiro obstétrico; engenheiro civil; engenheiro de segurança do trabalho; farmacêutico bioquímico; fiscal de defesa do consumidor; procurador municipal; fisioterapeuta; fonoaudiólogo; terapeuta ocupacional e professor.
Havia chance, também, nos níveis médio, médio/técnico e fundamental. Entre os cargos, estavam o agente administrativo; assistente de serviços de saúde assistente em áudio e iluminação; cuidador social; desenhista projetista; intérprete de Libras; instrumentador cirúrgico; técnico em contabilidade e eécnico em enfermagem. [VIDEO id="7935"]