AL-AP anuncia concurso para 2019, após 27 anos da última seleção

O concurso para a Assembleia Legislativa do Amapá (AL-AP) está previsto para ser realizado em março de 2019.

Autor:
Publicado em:14/12/2018 às 11:15
Atualizado em:14/12/2018 às 11:15

O aguardado concurso para a Assembleia Legislativa do Amapá (AL-AP) finalmente deve sair em 2019. Segundo informações cedidas à FOLHA DIRIGIDA pelo órgão, a previsão é que o processo de organização do concurso inicie em março de 2019, após a posse do presidente reeleito, Kaká Barbosa, e a definição da mesa diretora. 

O concurso deverá ofertar 108 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior. De acordo com o projeto de reestruturação do quadro funcional da Casa, os atuais cargos serão extintos conforme os servidores forem se aposentando.  A expectativa para o próximo concurso da AL-AP é que as oportunidades sejam distribuídas pelas seguintes funções:

  • Ensino médio: auxiliar operacional e auxiliar de transporte,
  • Ensino médio/técnico: assistente administrativo, assistente de operações, assistente de segurança, assistente de registro de imagens, assistente legislativo, assistente de contabilidade e assistente de informática
  • Ensino superior: técnico legislativo, assessor jurídico legislativo, administrador, biblioteconomista, psicólogo, assistente social, pedagogo, enfermeiro, contador, economista, técnico de controle interno, comunicador social, administrador de rede e telecomunicações, desenvolvedor de banco de dados, desenvolvedor de sistemas, técnico de segurança da informação e procurador
Reunião AL-AP
Assembleia não realiza concurso desde 1992 (Foto: Gerson Barbosa)

Assembleia criou um plano de cargos e salários para servidores

O projeto de reforma administrativa realizada na assembleia estabeleceu a redução de cargos, de 1009 foram para 355. Além disso o número de assessores foi reduzido para 25 por deputado e foi criado um plano de cargos e salários dos servidores. O plano de carreiras foi estruturado com base nos seguintes princípios: 

 

  • Atendimento às necessidades de desempenho das funções institucionais de forma ampla e abrangente
  • Adoção de sistema permanente de capacitação
  • Reconhecimento do mérito funcional através de critérios que proporcionem igualdade de oportunidades profissionais e valorização dos recursos humanos

♦ Como iniciar já os estudos para os concursos 2019

De acordo com o documento a variação salarial para cargos da primeira classe será de R$ 3.798,34 a R$ 24.879,36. Mas os profissionais terão direito a outros benefícios. O plano prevê, por exemplo, que os servidores tenham direito à progressão na carreira.

A avaliação de desempenho será realizada no mês de janeiro de cada ano. O servidor com desempenho positivo receberá um subsídio de 2,5% de um padrão para outro dentro de uma mesma classe e de 5% de uma classe para outra.

Além disso, haverá um adicional por tempo de serviço, de 1% a cada ano de serviço efetivo; gratificação de nível superior, de 20%; e gratificação legislativa de 173%, para determinados cargos.

Lembrando que o primeiro e único concurso para a Assembleia Legislativa do Amapá foi realizado em 1992. Desde então, cerca de 90% dos funcionários são comissionados. 

Como estudar para concurso? confira 3 dicas! [VIDEO id="8443"]